Cada vez que nos deparamos com uma compra ou troca de alcatifa, surge a mesma dúvida: qual o tamanho de alcatifa que preciso? E não é a única dúvida: teremos também de escolher a cor, o tipo, a textura e muitas outras coisas para conseguir o tapete perfeito. A seguir, oferecemos algumas dicas simples que deve ter em mente para que a sua escolha seja a correta e fique satisfeito com o seu novo tapete.
Antes de escolher um modelo de alcatifa, devemos ter em conta a utilização que lhe vamos dar ou o que queremos alcançar com ela. Um tapete destinado a aquecer o quarto das crianças não é o mesmo que um tapete puramente decorativo com o qual pretendemos criar um ambiente agradável ou chique. Assim, vamos primeiro determinar as diferentes funções que os tapetes podem desempenhar na sua casa.
Crie espaços
Se tivermos apenas um tapete na sala, é melhor que esteja no centro e, claro, bem centrado. No entanto, tenha em atenção que num espaço amplo são o elemento perfeito para separar áreas de forma visual e fácil. Experimente brincar com eles e com a distribuição dos móveis. Diversão garantida.
Ampliar salas
Que esta seja a sua máxima na vida (pelo menos com os tapetes): quanto maior, melhor. Se pretende trocar a alcatifa da sala, por exemplo, o ideal é que todas as pernas de um móvel fiquem sobre a alcatifa e, caso não seja possível, pelo menos as da frente fiquem. Se o móvel for pequeno não há desculpa, o tapete deve ser maior e todas as pernas devem estar dentro dele.
Um toque de classe na sua decoração
Pronto, com tons neutros e padrões simples não correrá riscos. Mas os tapetes podem dar um toque de criatividade se escolher um estampado brilhante e optar pela cor. Claro, lembre-se que o tapete está debaixo de um móvel… Por isso, se a maior parte do estampado (ou a zona que mais gosta) vai acabar coberta, o melhor é escolher outro.
Manutenção e cuidados
Outro ponto a ter em conta é a utilização que vamos dar ao tapete e os cuidados que necessitará consoante o material com que é feito e o seu tamanho. Os grandes devem ser limpos minuciosamente mais ou menos uma vez por ano para remover tudo o que um aspirador não consegue remover. Os mais pequenos, quanto mais sacudirmos e limparmos, melhor. Aliás, para que tenha um desgaste igual em todas as áreas, é aconselhável mudar a orientação regularmente.
Funcionalidade e estilo
Há duas coisas fundamentais que devemos ter em mente quando decidimos sobre um tapete para a nossa casa:
- Funcionalidade: devemos pensar na utilização que vamos dar ao tapete e selecionar o material e o tamanho adequados para cumprir essa função.
- O estilo: o tapete que escolhemos deve também ser coerente com o estilo decorativo da divisão onde o vamos colocar.
Cores
Na hora de escolher a cor do seu tapete deve ter em conta a decoração do ambiente onde o vai colocar. Se o ambiente já tem muitas cores e padrões, o melhor é optar por um tapete em tons neutros. Se, por outro lado, o quarto for bastante sóbrio, pode dar-lhe um toque de cor com um tapete marcante.
Tamanho
Na hora de escolher o tamanho do seu tapete, deve ter em conta o tamanho do ambiente e a disposição dos móveis. Se tem uma divisão grande, um tapete grande pode ajudar a dividir o espaço em diferentes áreas. Se, por outro lado, tiver uma divisão pequena, um pequeno tapete pode ajudar a criar um espaço mais acolhedor.
Como escolher o tapete perfeito para cada divisão?
Salão
É aconselhável escolher um tapete grande que cubra grande parte da sala, para que os móveis caibam no seu interior. O material e o design devem ser condizentes com a decoração e o uso que será dado ao ambiente. Se procura uma sensação aconchegante, os tapetes de lã ou felpudos podem ser uma boa opção.
Quarto
O tapete do quarto deve ser suficientemente grande para cobrir a maior parte do espaço ocupado pela cama, mas sem tocar nas paredes. Pode optar por tapetes com texturas suaves e cores claras para criar um ambiente relaxante.
Crianças
Para o quarto de uma criança, é importante escolher um tapete que seja durável e fácil de limpar, pois é provável que ocorram manchas ou salpicos. Além disso, pode escolher tapetes com desenhos divertidos e coloridos para estimular a criatividade e a imaginação.
Fora do país
Os tapetes para exterior devem ser resistentes às intempéries e ao desgaste, pelo que é importante escolher materiais como o PVC ou o polipropileno. Além disso, pode escolher designs resistentes aos raios UV e à humidade.
Sala de jantar
O tapete da sala de jantar deve ser suficientemente grande para que as cadeiras permaneçam dentro dele, mesmo quando são retiradas da mesa. Os materiais fáceis de limpar, como o vinil ou o polipropileno, são recomendados para evitar manchas e salpicos.
Escolher o tapete perfeito para a sua casa não é uma tarefa fácil, mas se tiver estas dicas em mente, vai certamente encontrar o tapete ideal para cada uma das divisões da sua casa. Lembre-se de ter em conta a função que pretende que o tapete desempenhe, o tamanho da divisão e a disposição dos móveis, o material e a textura do tapete, bem como a sua cor e design. Com um pouco de paciência e dedicação, encontrará certamente o tapete certo para cada divisão da sua casa. Não desista e encontre o tapete perfeito para a sua casa!