Descubra as 3 chaves para decorar a sala com plantas e dar vida à sua casa
Sabia que decorar a sala com plantas pode ajudá-lo a sentir-se melhor? Se adora uma decoração fresca, aconchegante e cheia de boas energias, não podem faltar toques verdes para a sua casa.
E é um facto que o verde nos alegra os olhos. Adicionar toques de elementos naturais, texturas e cores da natureza aos nossos quartos não só os enche de cor, como são um elemento decorativo fundamental, podendo mesmo tornar-se os verdadeiros protagonistas da sala.
Antes de começar a escolher quais as plantas que devem ser colocadas na sala e quais as mais adequadas, abrimos um debate: é da equipa de faz-tudo e adora cuidar delas, ou melhor, é daqueles que tem pressa e quando chega a casa A última coisa em que quer pensar é em regá-los?
Se escolheu a primeira opção, abra as portas da sua casa à decoração com plantas naturais, elas vão encher a sua sala de ar puro. A nossa dica é colocar entre 3 a 5 plantas nesta área, e brincar com diferentes tamanhos: na prateleira, prateleira num canto vazio…
Se, por outro lado, a sua rotina diária não lhe permite dedicar-lhes tempo, ou se não tem muito jeito para a jardinagem, as plantas artificiais são a sua melhor opção. Para além de marcarem tendências (ou segui-las), muitos modelos superam largamente a realidade e estão super na moda na decoração de interiores.
Assim, aqui ficam algumas dicas de como decorar a sala com plantas para que o verde que eu te amo, acrescente estilo e preencha a sua casa.
Que plantas devo colocar na sala?
Não há limite! Dependendo da luz, do espaço e do resultado estético que procura. Os especialistas em decoração de interiores com plantas recomendam entre 3 e 6, brinque com diferentes tamanhos e localizações.
1. Plantas pequenas: Para mini espaços, maxi green
Aproveite aqueles recantos onde nunca sabe o que colocar, para dar um toque de cor à sua sala. As plantas pequenas são perfeitas para preencher estes espaços como prateleiras, centros de mesa, armário de TV… Os mais famosos são os cactos, por isso comece a construir o seu mini jardim.
Além disso, há sempre espaço para um deles no seu móvel de arrumação. Dê um novo ar às suas vitrinas, prateleiras e armários, onde poderá dar um toque extra de natureza. Um local perfeito para colocar plantas caídas (tipo potho ou hera) para um resultado mais elegante.
Além disso, se é um amante de moda, não podem faltar ramos e flores secas nos seus vasos, o resultado: muito instagramável!
2. Plantas médias: um plus de estilo para a sua casa
Se ainda não sabe que plantas devem ser colocadas na sala, as de tamanho médio, entre os 30 e os 60 cm, são as mais indicadas. São ideais para encher as suas estantes e prateleiras, colocando-as em diferentes alturas. Comece a encher as suas paredes de vida!
Adicione-os também em baús e caixas, para um look mais casual.
Para dar um toque de estilo, os seus potes serão os seus grandes aliados. Feitos em vime ou rattan para um aspeto natural: são resistentes, leves e combinam com tudo! Para os espaços mais glam e sofisticados, os potes de metal com acabamento dourado são TOP. Com qual fica?
3. Plantas grandes: atreve-se com um cantinho tropical?
Se é um daqueles sortudos que gosta de espaços amplos e cheios de luz, um cantinho verde não pode faltar na sua sala. Pode usá-los de mil maneiras, e até criar o seu cantinho tropical…Margaritas duas!
Um ótimo truque para a decoração de interiores com plantas em espaços de conceito aberto é utilizá-las como divisórias de ambientes. Perfeito para criar espaços mais íntimos, aconchegantes e estilizados. Além disso, ajudam a esconder as zonas mais feias da sua casa, como tomadas, cabos ou pequenos defeitos de pintura.
As plantas para zonas de passagem são obrigatórias, por isso não pode perder esta seleção de plantas que estão a varrer. Não vai resistir ao tamanho XL como o Dracaena Design, com as suas folhas verdes e avermelhadas, para acabar com o tédio, coloque-o na sua lista de desejos!