Decoração ecológica: cuidar da nossa casa e do nosso planeta
Nestes tempos em que as alterações climáticas e os cuidados ambientais são questões de grande relevância, torna-se cada vez mais importante tomar medidas em todas as áreas da nossa vida para contribuir para a proteção do planeta. Uma das áreas em que podemos ter grande impacto é na decoração da nossa casa, apostando numa decoração ecológica e sustentável que cuida tanto do nosso espaço como do ambiente.
O primeiro passo: escolher os materiais
Quando se trata de decorar a nossa casa de forma ecológica, o primeiro passo é escolher materiais que sejam sustentáveis e que respeitem o meio ambiente. Neste sentido, é importante optar por materiais naturais e evitar produtos que contenham produtos químicos ou elementos plásticos, altamente poluentes e não biodegradáveis.
Na hora de escolher móveis, por exemplo, podemos optar por materiais como a madeira, o bambu, a cortiça ou o vime, que são materiais naturais e sustentáveis que podem ser facilmente reciclados. Além disso, podemos também encontrar no mercado móveis feitos com materiais reciclados, como paletes ou pneus, que dão origem a peças únicas e originais.
Acessórios e acessórios ecológicos
Os acessórios e complementos são outro aspecto importante a ter em conta na decoração ecológica. Podemos optar por têxteis naturais como o algodão orgânico ou a lã, que são mais sustentáveis e ecológicos do que outros tecidos sintéticos.
Podemos também optar por objetos de decoração feitos com materiais reciclados ou reutilizados, como candeeiros feitos com garrafas de vidro ou taças feitas com restos de madeira. Neste sentido, a criatividade e a imaginação podem ser os nossos melhores aliados na hora de decorar de forma sustentável e original.
Pequenas mudanças, grandes benefícios
Por vezes, pequenas alterações na decoração da nossa casa podem ter um grande impacto no ambiente. Por exemplo, a utilização de tapetes e cortinas pode ajudar a manter a temperatura da nossa casa, reduzindo assim o consumo de aquecimento ou ar condicionado.
Da mesma forma, escolher materiais reutilizáveis em vez de produtos descartáveis pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que geramos. Neste sentido, podemos optar por palhinhas e talheres reutilizáveis, embalagens de pano em vez de papel de alumínio, ou ainda panos de cozinha em vez de guardanapos de papel.
Aproveitando a luz natural
A luz natural é um dos recursos mais valiosos que temos na nossa casa e a sua utilização pode trazer grandes benefícios tanto para a nossa saúde como para o ambiente. Por isso, é importante estruturar bem o espaço para permitir que a luz natural chegue a todas as divisões da nossa casa. Neste sentido, podemos optar por cores claras nas paredes e utilizar espelhos para refletir a luz natural e assim conseguir uma maior iluminação.
Outra opção interessante para conseguir uma boa iluminação natural na nossa casa é optar por cortinas e estores que permitam a passagem da luz.
Por outro lado, para a iluminação artificial é importante optar pelas lâmpadas LED, pois são muito mais eficientes que as lâmpadas tradicionais e por isso consomem menos energia. Além disso, podemos também optar por lâmpadas de baixo consumo e, de um modo geral, evitar o uso excessivo de luzes em nossa casa.
Aposte numa decoração Eco Friendly
A decoração ecológica é uma tendência crescente que não só nos permite contribuir para a protecção do ambiente, como também nos ajuda a conseguir uma casa mais saudável e acolhedora. Para conseguir uma decoração sustentável é importante optar por materiais naturais e reciclados, aproveitar ao máximo a luz natural e, de um modo geral, adotar uma abordagem mais consciente e responsável na decoração da nossa casa.