Ideias para decorar a sua varanda e criar um cantinho de sonho
Quando chega a casa depois de um árduo dia de trabalho, nada como sair para o jardim ou terraço e desligar-se do stress diário. Mas o que acontece se viver na cidade e não tiver acesso a um jardim ou terraço? Não se preocupe, as varandas também podem ser transformadas em santuários onde poderá desfrutar de um pouco de tranquilidade!
Aqui vamos dar-lhe várias dicas para que possa aproveitar ao máximo a varanda da sua casa e transformá-la num cantinho de sonho.
A primeira coisa que deve fazer se quer decorar a sua varanda é ter em atenção o espaço que terá para trabalhar. As varandas são normalmente locais pequenos, pelo que se deve partir daí e não sobrecarregar a paisagem. O objetivo é conseguir um local o mais confortável possível, não para receber grandes grupos, mas para diversão própria e de pequenas empresas.
O solo é fundamental
Depois de ter em mente o espaço disponível, está na hora de começar a decorar. O pavimento é um pormenor que muitos ignoram, mas um pavimento bem condicionado dará um toque diferente à sua varanda.
Na hora de escolher o pavimento, deve ter em conta o uso que lhe quer dar. O ideal é transformá-lo num espaço de relaxamento e desconexão. Para isso, o mais económico é comprar tapetes que combinem com o estilo do local. Isto permitir-lhe-á tirar os sapatos e, como sabe, não há melhor forma de terminar o dia do que libertando os pés das amarras. Também pode conseguir o mesmo efeito com relva artificial. Ter uma pequena varanda não impede que aproveite o toque da relva, mesmo que seja artificial. É fácil de manter e moldar para se adaptar ao espaço.
Se preferir algo mais sofisticado, as telhas dobráveis de madeira são uma excelente opção. Assim obtém conforto e elegância com um toque de verão. Devem ser de madeira preparada para ambientes exteriores, resistente ao frio, ao calor e à água. Desta forma, não terá nada a invejar de uma esplanada à beira-mar.
Aproveite o espaço da parede
Nas varandas não temos tantas paredes, mas temos muito espaço livre para apreciar as vistas. É claro que o facto de podermos ver o exterior significa que o exterior nos pode ver. É um dos principais problemas das varandas nas cidades e a razão pela qual muitas pessoas se esquecem que até têm uma: fica-se visível para todos.
Temos de recuperar a intimidade que faz da nossa varanda um verdadeiro recanto de paz e desconexão. Podemos conseguir isso com painéis de madeira que cobrem as grades. Tal como acontece com o pavimento, este material vai dar-lhe um toque de verão. É também a opção mais funcional, pois pode aproveitar a sua rigidez para pendurar outros elementos como vasos ou ganchos para móveis de terraço.
Se procura algo que respeite mais a estrutura da sua varanda, pode colocar junco ou vime nas grades para dar um toque rústico. Além disso, pode aproveitar os cantos para colocar plantas penduradas ou pequenos vasos nas paredes. Se a sua varanda tiver uma parede livre, pode criar um jardim vertical colocando várias floreiras numa estrutura vertical.
Outra opção é colocar um pequeno móvel, como uma mesa dobrável e um par de cadeiras, para criar um espaço para desfrutar de um café ou refeição ao ar livre. Pode até colocar um pequeno toldo ou guarda-sol para se proteger do sol nos dias mais quentes.
Tipos de varandas pequenas e como tirar o máximo partido delas
As varandas pequenas podem ter diferentes formas e tamanhos, o que pode dificultar a sua decoração e adaptação às nossas necessidades. No entanto, com algumas ideias e dicas, é possível transformá-los num espaço atrativo e funcional.
Eis alguns dos tipos mais comuns de varandas pequenas e como decorá-las para aproveitar ao máximo o seu potencial:
Varandas estreitas
As varandas estreitas são aquelas que têm pouco espaço para se movimentar. Neste caso, é importante aproveitar a altura da varanda colocando prateleiras ou pendurando vasos no corrimão. Pode também utilizar móveis dobráveis ou móveis feitos à medida que se adaptem ao espaço disponível.
Ideias de decoração para varandas estreitas:
- Coloque prateleiras ou suportes no corrimão para maximizar o espaço.
- Utilize móveis dobráveis ou personalizados que se adaptem ao espaço.
- Crie um ponto focal na parede com uma planta grande ou um espelho decorativo.
- Adicione almofadas e tecidos para dar um toque aconchegante.
Varandas com formato irregular
Algumas varandas têm formatos irregulares ou angulares, o que pode tornar a sua decoração um pouco mais complicada. Neste caso, recomenda-se a utilização de mobiliário modular ou personalizado que se adapte ao formato da varanda.
Ideias de decoração para varandas de formato irregular:
- Utilize mobiliário modular que possa ser ajustado ao formato da varanda.
- Coloque plantas e vasos para suavizar os cantos e dar um toque mais natural.
- Crie um ponto focal no centro da varanda com uma peça de mobiliário elegante ou um elemento aquático.
- Adicione luzes ou velas para criar um ambiente acolhedor à noite.
Varandas fechadas
As varandas fechadas podem ser um pouco mais complicadas de decorar devido à falta de luz natural. Neste caso, é importante utilizar elementos que proporcionem luz e cores claras para criar uma sensação de amplitude.
Ideias de decoração para varandas fechadas:
- Utilize móveis claros e cores claras para criar uma sensação de espaço.
- Coloque plantas e vasos para dar vida e cor.
- Adicione luzes LED ou candeeiros de mesa para iluminar o espaço.
- Utilize espelhos para criar uma sensação de profundidade.
Lembre-se que o segredo para decorar uma varanda pequena é usar o espaço de forma sábia e não sobrecarregá-lo com demasiados elementos. Com um pouco de criatividade e planeamento, pode transformar a sua varanda num oásis de tranquilidade e beleza.